Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
">
">
Filter by Categories
Entretenimento
Esportes
Música
Política
Recentes
Saúde
Tecnologia
Uncategorized

Anatel vai desligar redes 2G e 3G no Brasil: o que esperar e como se preparar

Fim das redes 2G e 3G no Brasil: veja como essa mudança vai transformar a conexão móvel e o que você precisa fazer para se preparar

Anatel vai desligar redes 2G e 3G no Brasil: o que esperar e como se preparar

Anatel, anunciou que está se preparando para desativar de vez as redes 2G e 3G no Brasil. A ideia é fazer o Brasil evoluir para tecnologias mais modernas. Porém, tudo será realizado de forma gradual para minimizar impactos sobre os consumidores e promover uma adaptação sem surpresas.

Felipe Roberto de Lima, gerente de Regulamentação da Anatel, abordou o tema em um evento do portal Tele Síntese, afirmando que a Anatel, pretende fazer o desligamento da forma mais rápida possível, mas de maneira cautelosa para evitar transtornos aos usuários. “Nosso objetivo é acelerar esse processo, mas garantir que seja feito da forma mais suave possível”, destacou.

Anatel – Fase de Transição

Até o momento, não há uma data exata para o desligamento das redes 2G e 3G, uma decisão estratégica da Anatel para assegurar uma transição gradual e sem imprevistos. Felipe Lima ressaltou que essa ausência de um prazo fechado permite que a mudança ocorra de maneira controlada e adaptável. “Evitar uma transição brusca é essencial para não gerar mais problemas que benefícios”, afirmou.

Para evitar transtornos, a Anatel está implantando medidas que proporcionam aos consumidores de internet, tempo suficiente para se acostumarem e se adaptarem. Essa decisão de desligar as conexões mais antigas, é baseada em estarem obsoletas: as tecnologias 2G e 3G já não oferecem a mesma qualidade de serviço que as mais modernas.

O que muda para os usuários?

Com o desligamento das redes 2G e 3G, essas tecnologias ultrapassadas serão substituídas progressivamente pelo 4G e 5G, redes que são bem mais rápidas e seguras. A Anatel já deixou confirmado que, a partir do mês de abril de 2025, apenas aparelhos que tenham homologados redes 4G e superiores poderão ser comercializados no Brasil. Em outras palavras, celulares que suportam apenas 2G ou 3G não terão mais autorização de serem vendidos no Brasil.

Por mais que esses dispositivos ainda possam funcionar mesmo após o prazo expirar, para coisas básicas como chamadas e SMS, eles enfrentarão limitações, como a impossibilidade de acessar a internet via dados móveis. A substituição de celulares 2G e 3G, por dispositivos compatíveis com 4G e 5G é fortemente recomendada, não apenas pela entrega de desempenho mais superior, mas também pela segurança, já que muitos desses aparelhos antigos deixam de receber atualizações essenciais para proteção de dados.

Expansão do 5G e Redirecionamento de Frequências

Além de substituir dispositivos desatualizados, a Anatel disse que vai buscar otimizar o uso de frequências atualmente ocupadas pelas redes 2G e 3G para expandir a cobertura do 5G. A faixa abaixo de 1 GHz, que ficará disponível com o desligamento dessas redes, vai permitir um avanço muito grande na qualidade da internet móvel no Brasil. Isso irá melhorar a estabilidade e a velocidade das conexões e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e de projetos de cidades inteligentes.

Mesmo com a previsão de um desligamento devagar e gradual, a recomendação da Anatel para usuários de dispositivos antigos, é que considerem fazer a troca por aparelhos modernos, garantindo, assim, que estejam preparados para atender às novas demandas e aproveitar as vantagens da era digital.

Preparando-se para o Futuro

Esse projeto da Anatel, segundo Felipe Lima, representa um importante passo para o avanço tecnológico do Brasil e para a modernização da infraestrutura de telecomunicações. A recomendação é que os consumidores fiquem atentos às atualizações e ao progresso desse desligamento, que, ao final, trará uma rede móvel mais rápida, segura e eficiente para o país.

Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest